sábado, 30 de maio de 2009
2 Regionalizaçao do Brasil
O Brasil está localizado na porção centro-oriental da América do Sul, tem fronteiras com quase à totalidade dos países sul-americanos, com exceção do Equador, do Chile.
O Brasil é um país composto por um distrito federal e mais 26 estados. Mas essa extensão territorial nem sempre foi à mesma. Foi gradativamente conquistada e tem uma relação com a evolução econômica do país
Os estados se submetem a um governo central, e as leis elaboradas por sua assembléia legislativa não podem transgredir as leis da Constituição Brasileira, que regem a vida nacional.
A cidade é um espaço geográfico que faz parte do estado e, por conseguinte, da federação. A cidade tem um governo próprio e uma Câmara de Vereadores, a qual faz as leis que regem a vida em todo o território municipal.
As regiões estabelecidas pelo IBGE
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) dividiu o país em cinco regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul
Essa divisão existe há mais de vinte anos, e o maior problema dessa regionalização é obedecer aos limites de cada estado, como por exemplo, que o caso do norte de MG que tem mais semelhança com o Nordeste do que com o Sudeste, mas segundo essa regionalização pertence ao Sudeste.
As três regiões geoeconômicas
Em 1967, o geógrafo Pedro Pinchas Geiger propôs a divisão regional do Brasil, utilizando como critério características históricas e econômicas. Dessa forma dividimos o Brasil em três regiões geoeconômicas.
REGIÃO CARACTERÍSTICAS
Centro-Sul Tem a maior concentração populacional e é economicamente, a mais desenvolvida.
Nordeste Apresenta alguns problemas graves tais como a má distribuição das terras agrícolas e problemas relacionados com a seca que sempre atinge a região empobrecendo ainda mais sua sofrida população sertaneja.
Amazônica È a menos povoada, mais atualmente vem sendo ocupada e sofrendo violentas agressões ambientais, devido à presença de seu majestoso quadro natural.
Brasil de acordo com o IDH
O Índice de Desenvolvimento Humano foi criado para medir o nível de desenvolvimento humano dos países a partir de indicadores de educação, longevidade e renda. O índice varia de 0 a 1. Países com IDH até 0,499 têm desenvolvimento humano considerado baixo; os países com índices entre 0,500 e 0,799 são considerados de médio desenvolvimento humano; países com IDH maior que 0,800 têm desenvolvimento humano considerado alto.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
legal,interesante e muito importante para todos Brasileiros e seus decendentes....
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirnao gostei. nao tinha muitas informaçoes
ResponderExcluir